Você Está Sufocando a Genialidade do Seu filho?



Faça o teste abaixo!


Numa folha de papel, marque SIM ou NÃO para cada afirmação.

1. Seu filho de 2 anos tenta abrir um pacote de biscoitos. Você o repreende e tira o pacote das mãos dele.

2. Seu filho está brincando com barro. Você solta um grito de horror quando o vê, imediatamente lava as mãos dele e senta-o na cama, cercando-o de brinquedos.

3. Enquanto você está cozinhando, seu filho acha uma caixa de papelão vazia. Ao ouvir um barulho, você se vira a tempo de vê-lo tentando alcançar uma prateleira mais alta, para pegar mais uma caixa. "Não!", você grita. Pegando-o no colo zangado, você o coloca em frente à TV e liga o aparelho.

4. Se o seu filho senta-se alegremente para assistir a desenhos animados, você afaga os cabelos dele e diz:"bom garoto".

5. Se ele se rebela e tenta sair do sofá, mudar o canal ou sair andando, você suspira impaciente e o coloca de volta no sofá.

6. Os dedinhos curiosos de sua filha encontraram um batom. Querendo saber por que ela está tão quieta, você dá uma olhada no quarto e leva um susto ao vê-la com o rosto todo pintado de vermelho. Hora de dar uma bronca.

7. Seu filho de 4 anos mostra a você a obra de arte que ele fez. Tudo o que você vê é um emaranhado de formas e linhas coloridas. Você dá uma breve olhada no desenho e murmura: "Muito bom". Em seguida volta para a sua leitura.

8. Ou você olha para o trabalho do seu filho e lhe faz perguntas a respeito. "O que é isso?" Se ele diz "É um cachorro", você sorri e discorda: " Não, não é um cachorro!".

9. Você encontra sua filha de 12 anos brincando de polícia e bandido com o irmão mais velho. Você toma da mão dela o chapéu de policial e diz: "Isso não é para meninas".

Agora conte os pontos:
  • 8 a 9 repostas NÃO : Excelente! Você é um pai ou uma mãe perfeita para um gênio. Continue assim.
  • 6 a 7 respostas NÃO: Ainda há uma boa chance de você despertar a genialidade do seu filho. No entanto, você precisa se esforçar para mudar algumas de suas atitudes.
  • Menos de 6 respostas NÃO : Você precisa dar uma boa olhada em si mesmo e no seu comportamento: você pode estar reprimindo a genialidade do seu filho.
Adaptado de "Como despertar a genialidade do Seu Filho", Editora Cultrix

Sem comentários:

Enviar um comentário